Relatório da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) de 2009 mostra que 84,2% dos pedidos de patentes depositados no Brasil, em 2006, são de outros países, e 90,2% das patentes concedidas no país nesse mesmo ano também eram estrangeiras. De acordo com a gerente de Desenvolvimento Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Diana Jungmann, a partir desses dados é possível constatar um desconhecimento das empresas brasileiras sobre os instrumentos de propriedade intelectual, dos quais os pedidos e concessões de patentes são alguns deles, juntamente com registro de marcas, direito autoral, desenho industrial, identificação geográfica.
Para reverter esse quadro, o IEL, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) estão desenvolvendo publicações com informações sobre o tema a professores e alunos do SENAI, empresários e jornalistas. A iniciativa integra o Programa de Propriedade Intelectual na Indústria, desenvolvido pelas três entidades desde 2008, com o objetivo de capacitar esses públicos e disseminar informações sobre o tema. “A questão da propriedade intelectual é algo novo no Brasil e fundamental para o estímulo a uma cultura inovadora”, destaca Diana.
Entre as ações desenvolvidas pelo programa estão a capacitação de mais de 150 profissionais do IEL, SENAI e Serviço Social da Indústria (SESI) no tema. Além disso, em 20 estados foram implantados em Núcleos de Informações Tecnológicas do SENAI ambiente onde são realizadas pesquisas patentárias por profissionais especializados. “Esses espaços são muito importantes, seja para as buscas acadêmicas de professores e alunos da instituição, seja para a consulta por parte das empresas”, afirma o gerente de Inovação Tecnológica do SENAI, Orlando Clapp.
Além de impressas, as publicações também estarão disponíveis nos sites das instituições parceiras do programa e, este ano, serão promovidos, em vários estados, cursos e palestras sobre propriedade intelectual a empresários. O SENAI está desenvolvendo também cursos presenciais e a distância, via internet, para o público em geral.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Programa dissemina informações sobre propriedade intelectual
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário