quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vencedores do Prêmio IEL de Estágio serão conhecidos hoje

Nove empresas estão na final da terceira edição do Prêmio IEL de Estágio, realizada nesta quinta-feira (19/11), a partir 18h30, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a premiação reconhece as melhores práticas e projetos de estágio do país.

As finalistas – selecionadas entre 36 empresas vencedoras das etapas regionais, realizadas em 17 estados – disputam em três categorias: micros e pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas. As empresas vencedoras e os supervisores dos projetos, que são profissionais das instituições de ensino responsáveis pelo acompanhamento do trabalho, serão premiados com troféus e certificados. Os vencedores de cada categoria ganharão notebooks.

A empresa de consultoria Lacerta Ambiental, da Bahia, a Armtec Tecnologia em Robótica, do Ceará, e o Instituto de Estudos Avançados, de Santa Catarina, disputam na categoria Micro e Pequena Empresa. Na modalidade Média Empresa, concorrem a empresa de automação ABB, de Santa Catarina, a fábrica da Rexam, do Distrito Federal, e a baiana Apoio e Broker e Logística. Na categoria Grande Empresa, disputam a fábrica da Petrobras no Rio Grande do Norte, a unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Porto Alegre e a fabricante de chicotes elétricos automotivos Yazaki Autoparts do Brasil, na Bahia.

O gerente de Estágio do IEL Nacional, Ricardo Romeiro, conta que hoje as empresas investem cada vez mais na qualificação do estudante durante o estágio. “As empresas têm visto a possibilidade de formação de mão de obra altamente qualificada dentro da cultura da empresa”, destaca.

Segundo ele, as instituições de ensino também estão mais atentas à prática de estágio e acompanham mais fortemente a evolução dos alunos aprendizes. “Temos visto muitos projetos de inovação, melhoria de gestão, adequação ambiental desenvolvidos por estudantes. Eles estão nas empresas para aprender e ensinar”, complementa.

Prêmio Bitec – Na ocasião também serão premiados os quatro projetos vencedores da 8ª edição do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Bitec). Desenvolvida pelo IEL em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a iniciativa oferece bolsas para que estudantes de graduação desenvolvam projetos de inovação tecnológica em empresas de micros e pequenos portes.

Um dos trabalhos premiados, realizado pelo estudante de Engenharia Química da Faculdade Aracruz, do Espírito Santo, Lorenzo Pratti Prando, transforma resíduos das marmorarias em matéria-prima para a fabricação de blocos de concreto. No projeto de Michelle da Silva, estudante de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte, o alecrim-pimenta – planta do sertão nordestino usada para combater fungos de pele e bactérias – está ajudando os produtores rurais do estado a economizar cerca de 70% com produtos químicos para limpeza dos úberes das cabras.

Ângela Matilde da Silva, aluna do curso de Tecnologia em Laticínio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, auxiliou na reestruturação do espaço físico do Laticínio Lima e Antunes, no município de Capela. Em outro trabalho foi desenvolvido um sorvete probiótico – que contém bactérias benéficas ao sistema gastrointestinal – por Clara de Paula, bolsista do curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

A premiação terá a presença do comentarista corporativo e escritor Max Gehringer e do jornalista Gilberto Dimenstein, que apresentarão palestras.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL