quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Brasil é o maior investidor em programas de estágio

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Stanton Chase International, as empresas brasileiras são as maiores investidoras em jovens talentos quando comparadas com outros sete países da América Latina. Foram mais de 4.500 profissionais entrevistados no Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Venezuela e Peru, sendo que 20% dos participantes brasileiros são estagiários.

O estudo mostra que as organizações estão cada vez mais interessadas em formar seus profissionais mais cedo e, por esse motivo, acabam buscando estagiários. Segundo Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação da empresa Estagiários.com, especializada em recrutamento e seleção de candidatos, isso é reflexo de uma necessidade dos empresários de investir e formar profissionais qualificados, sendo os jovens a melhor opção. "Eles vêm sem 'vícios' de outras empresas e dispostos a aprender. É exatamente isso que o mercado deseja", analisa ele.

A tendência é que o mercado contrate ainda mais estagiários, para investir no processo de formação profissional.

A pesquisa mostra que, apesar do Brasil estar à frente dessa nova tendência de investimento em talentos, o país é o menos competitivo, por conta do pouco conhecimento em línguas estrangeiras, sendo o inglês a principal delas em um cenário mundial. Apenas 64% dos profissionais brasileiros possuem conhecimento no idioma e, em primeiro lugar no ranking, encontram-se o México, com índice de 92% e a Argentina, que alcança os 86%.

Giuliano Bortoluci afirma que esse é um requisito fundamental para os jovens que desejam iniciar sua carreira em um programa de estágio. "Em muitas áreas, aqueles que não possuem conhecimentos da língua inglesa ficam para trás no momento da triagem de currículos", afirma ele. "Isso acontece porque vivemos em um mundo globalizado e as empresas precisam de estagiários que estejam preparados para trabalhar em ambientes internacionais", conclui.

Para os jovens que desejam aprimorar suas habilidades na área escolhida e adquirir experiência para um futuro mais promissor, a hora é essa, mas é preciso investir em si mesmo. "Já que, na maioria dos casos, a experiência profissional não é o critério mais relevante nas entrevistas de estágio, um bom diferencial são os cursos de especialização na área de estudo para sobressair-se entre os demais candidatos", aconselha Giuliano Bortoluci.


Fonte: Estagiarios.com

2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal isso né? Temos que aproveitar! Tantos estagiários à procura e agora essa excelente notícia: nosso país investe muito nisso!! :D

Henrique Paulino disse...

Ótima notícia!

Mais um motivo para o governo investir na profissionalização dos jovens, sem esquecer da educação básico, onde o ensino de um alingua estrangeira deve ser muito mais presente e marcante do que é hoje.

Pelo visto oportunidades não faltam, e sim pessoas preparadas.

CNI | SESI | SENAI | IEL