quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

IEL recebe inscrições para programas de educação executiva

O IEL está com inscrições abertas para três cursos de curta duração voltados para empresários e executivos. Um deles, o Programa para Dirigentes Empresariais em Inovação em Novos Mercados, é uma iniciativa inédita do IEL na oferta de cursos internacionais no país. Promovido em parceria com a Wharton School, da Filadélfia, Estados Unidos, o curso será realizado de 8 a 10 de abril de 2010, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Entre os conteúdos abordados estão desafios gerenciais para a inovação, fontes de ideias e uma visão da inovação no mundo. O curso será ministrado pelos professores da Wharton George Day e James Thompson, especialistas no tema. Semelhante ao programa Estratégia e Inovação nos Negócios, ofertado anualmente pelo IEL nos Estados Unidos, o curso no Brasil terá aulas expositivas, baseadas em estudos de caso, com trabalhos e discussões sobre temas que compreendem novos conceitos e práticas de gestão empresarial voltados para a inovação.

O Programa Estratégia e Inovação nos Negócios, que está na quinta edição, ocorre de 28 de junho a 2 de julho. Entre os temas debatidos estão estratégias para expansão internacional, negociação, vantagem competitiva, planejamento por cenários e implementação da estratégia.

Outro programa no exterior é o Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, realizado em parceria com o Insead, de 23 a 27 de agosto, em Fontainebleau, na França. Esse curso, que está na 10ª edição, aborda temas que compreendem os mais modernos conceitos e práticas de gestão empresarial estratégica e apresenta um painel generalista da gestão estratégica em âmbito mundial.
Os interessados em participar desses programas podem se inscrever no site do IEL. Os cursos contam com tradução simultânea durante as aulas e eventos relacionados e o material de estudo também é fornecido em português.

Troca de informações – Cláudia de Almeida Marins, sócia-diretora do Grupo Start – que reúne empresas de consultoria em Marketing –, encontrou em cursos de curta duração no exterior uma oportunidade para trocar informações com especialistas e outros executivos empresariais, sem ficar muito afastada da empresa da qual é gestora. “Não tenho ao meu redor muitas pessoas com quem trocar informações sobre o ambiente de negócios. Busco cursos no exterior para fazer esse intercâmbio de ideias”, destaca a gestora.

Ao pesquisar programas para executivos no exterior, ela acabou se inscrevendo na nona edição do Programa Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, promovido pelo IEL, no campus do Insead em Fontainebleau, na França, no mês de agosto deste ano. “Lá tive acesso a teorias e inteligência de ponta. E o que é melhor: a constatação dessas teorias por meio dos estudos de caso”, diz. “Fiquei super satisfeita com o programa. O Insead é um ícone e é muito interessante termos acesso a isso juntamente com um grupo seleto de empresários e executivos.”

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL