quinta-feira, 29 de abril de 2010

Modelo de gestão da inovação é apresentado pelo SENAI em Curitiba

Curitiba – Potencializar ações de inovação para que impactem diretamente nos processos produtivos das indústrias é o objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com a construção de um modelo próprio de gestão da inovação. A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira (28/4), na 10ª Conferência ANPEI de Cooperação para a Inovação Sustentável, em Curitiba.

Realizada pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), em parceria com o Centro Internacional de Inovação (C2I) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a conferência reuniu cerca de 800 pessoas, entre representantes das empresas, de instituições de ciência e tecnologia, agências de fomento e órgãos públicos.

Em testes, o modelo de gestão será experimentado em departamentos do SENAI de cinco estados e poderá contribuir para ampliar e melhorar ferramentas como o Edital SENAI/SESI de Inovação, que oferece apoio para a promoção de pesquisa, desenvolvimento de processos, produtos inovadores e tecnologias sociais nas indústrias.

Para a FIEP, o programa compõe o projeto “Cidades Inovadoras”, um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, que visa criar ambientes urbanos propícios à inovação nas indústrias e surgimento de negócios sustentáveis.

“O modelo de gestão vai servir como base para que os departamentos regionais do SENAI irradiem novos conceitos e possibilidades nas indústrias”, explica o gerente de tecnologia da inovação do SENAI Nacional, Marcelo Oliveira Gaspar de Carvalho. Segundo ele, o modelo começou a ser desenhado em julho de 2009, com a identificação de boas práticas de inovação nos departamentos regionais da entidade. “Vimos a cultura de inovação existente internamente, e definimos então, os pilares para sustentar nosso modelo: pessoas, processos, estratégias, ambiente e estrutura organizacional”, explica.

A prática do benchmarking, um processo no qual se compara os próprios processos, produtos e serviços a outros disponíveis no mercado, também foi usada. “Montamos um ‘radar’ para ver os processos de inovação realizados por outras empresas para que sirvam de exemplo ao nosso modelo”, diz Carvalho. De acordo com o planejamento, após março do próximo ano, quando será encerrada a fase piloto, o modelo será levado aos outros 21 estados do Brasil.

Fonte: FIEP

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL