sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Evento de Recertificação

Uma noite para comemorar a manutenção da qualidade. Assim foi o 2 de julho para 72 empresas presentes no Evento de Recertificação de Fornecedores do Prodfor 2009. A solenidade, realizada no Pavilhão de Exposições de Carapina durante a Feira de Mecânica, Elétrica e Automação (MecShow), reuniu centenas de pessoas, entre diretores das fornecedoras e representantes das 12 mantenedoras do Prodfor (Aracruz Celulose, ArcelorMittal Cariacica, ArcelorMittal Tubarão, Canexus, Cesan, Chocolates Garoto, Escelsa, Grupo Technip, Oi, Petrobras, Samarco e Vale), colaboradores, autoridades, membros da equipe de Coordenação Técnica do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).


Para receber a recertificação no Prodfor, a empresa precisa mostrar um bom desempenho na manutenção do SGQF, atendendo aos requisitos do Programa. Apenas dois anos após a primeira certificação a fornecedora recebe uma nova auditoria, na qual são observados a manutenção das normas, a melhoria de processos e o desenvolvimento da organização.

A solenidade foi aberta pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)-ES, Benildo Denadai, que falou da confirmação das fornecedoras em um universo de negócios e oportunidades. "Com o Prodfor, essas empresas conseguiram o passaporte para os negócios com as grandes mantenedoras. Temos no Programa dois grandes objetivos: o primeiro é o estratégico, explícito, que diz respeito ao desenvolvimento e qualificação dos fornecedores. E o segundo é o de promover negócios e gerar a integração entre os micro, pequenos, médios e grandes fornecedores e compradores, em uma sinergia positiva que gera emprego e renda para o Estado", disse.

Para o coordenador geral do Prodfor em 2009, José Marcos Monte, as empresas recertificadas no Prodfor aproveitaram a oportunidade de vivenciar o que é praticado nas maiores empresas do mundo. "As fornecedoras que se dedicam totalmente às melhorias acabam mudando conceitos e quebrando paradigmas, tendo uma visão de futuro, e não só do presente", falou.

De acordo com Monte, conquistar a recertificação é um desafio constante. "A primeira certificação demandou empenho das empresas, mas quando chegam nesse nível, alguns membros podem achar que a qualidade se mantém sozinha. Na verdade, a melhoria contínua é necessária, e ela só acontecerá quando as empresas entenderem que precisam sempre replanejar suas ações; é preciso girar o ciclo. Recertificação é um atestado de que a empresa está cumprindo no seu dia-a-dia todos os processos previstos pelo Programa", explicou ele.

Mas o evento de 2009 não foi restrito às recertificadas. As empresas Cativa Comunicação e Ebalmaq Comércio e Informática celebraram a sua primeira certificação no Sistema de Gestão de Qualidade em Fornecimento (SGQF).


A festa das recertificadas

Após a entrega das recertificações às empresas, o representante das fornecedoras e diretor da Luwatrol Automação Industrial, Luiz Carlos dos Santos Soares, falou sobre os benefícios notados a partir da adesão ao Prodfor. "Através da certificação, e agora da recertificação, mostramos nosso compromisso com o Programa. Os resultados são gratificantes e a diferença está no trabalho em equipe e no treinamento, que reduz desperdício e retrabalho. O Prodfor cria expectativas reais de novas oportunidades de negócios, seja junto às mantenedoras, outras empresas do Estado e até mesmo fora do Espírito Santo, na medida em que podemos garantir o fornecimento de bens e serviços com mais qualidade, no prazo e com preços competitivos", disse.

Já o cobiçado prêmio de Fornecedor Destaque 2009 ficou com a Kioshi Serviços Ltda. A empresa, que presta serviços de controle de vetores, pragas e faz higienização em reservatórios de água, foi escolhida como destaque na manutenção das normas. O prêmio foi recebido pelo seu diretor, Luiz Manoel Flores. "Ser a empresa destaque entre as recertificadas é uma grande alegria e mostra a importância que atribuímos a esse Programa de Gestão Qualidade. O Prodfor veio para enxugar custos, orientar e organizar a empresa, através de um planejamento estratégico realmente eficaz. Enfim, é um modelo que cresce com a fornecedora e a sua manutenção é vital", enfatizou.

O evento foi encerrado pelo vice-presidente institucional da Findes, Manoel Pimenta, que esteve na solenidade representando o presidente da entidade, Lucas Izoton. "Com 400 empresas qualificadas durante a sua trajetória, o Prodfor é um evento consolidado. E a recertificação está se tornando o ponto alto da feira", disse ele, referindo-se à realização do evento do Prodfor, pelo segundo ano consecutivo, dentro da programação da MecShow.


Manter-se campeã

Para o coordenador executivo do Prodfor, Luciano Raizer Moura, uma fornecedora recertificada renova o seu selo de empresa pautada pela qualidade. "Mais difícil que sagrar-se campeão é manter-se campeão. A recertificação tem esse sentido, de manutenção e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade. O Prodfor se consolida como a mais importante ação de desenvolvimento e qualificação de fornecedores do país, e é algo que nos orgulha. Não há no Brasil nada parecido com este Programa, e uma recertificação no Prodfor mostra que as fornecedoras continuam atuando no mais alto nível", frisou.

O Sebrae-ES também esteve presente ao evento, representado pelo seu diretor superintendente, João Felício Scárdua. "O Prodfor é um instituto de excelência. O cliente de uma certificada no Programa sabe que está fazendo negócio com uma empresa com credibilidade. Para quem busca o Prodfor, fica a certeza de que o caminho é longo - a empresa precisa rever procedimentos e culturas - mas o retorno também é garantido", explicou.

E a perspectiva para o resto de 2009, no que se refere à certificação, segue boa. Segundo Luciano Raizer, o evento de certificação, realizado no final de cada ano, contará com mais uma turma de empresas empenhadas na busca pela excelência. "Há uma expectativa de que 40 empresas sejam certificadas. A turma do desenvolvimento a cada ano me surpreende mais. São empresas que passam a entender o que é Prodfor - um instrumento para levar competência ao fornecedor de grandes empresas. E sem competência, não há negócio", disse.

Organização e maturidade dos processos em áreas como finanças, segurança, e administração. Este é o Prodfor, um marco da gestão empresarial, recertificando mais uma grande turma de fornecedoras para o sucesso.

Confira aqui a galeria de fotos do evento

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL