segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Beleza com segurança

Empresas do setor de cosméticos também podem ter no IEL um aliado. A instituição promove workshops e consultorias às indústrias como parte do Projeto de Adequação Sanitária para o Segmento de Cosméticos. “Até o momento, 12 empresas aderiram ao projeto, mas nossa meta é adequar 30 organizações às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e controle”, explica a coordenadora do projeto, Cristina Calixto.

A realização do workshop “Inspeção e Boas Práticas de Fabricação” é um dos passos do projeto. O evento foi uma parceria com o Sindusfarq, a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Cosméticos e Perfumaria (Abihpec), o SEBRAE, a Sede, a ABDI e o Indi. Na ocasião foram apresentados os Projetos de Regularização e de Adequação Sanitária, com o objetivo de orientar empresas sobre procedimentos de regularização e adequações necessárias para o cumprimento de Boas Práticas de Fabricação e Controle.

Panorama
De acordo com dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Brasil ocupa o 3º lugar no mercado mundial de cosméticos. Fica atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. “O relatório de acompanhamento setorial da ABDI demonstra que o crescimento do segmento pode ser considerado tendência de longo prazo, o que abre perspectiva de que o Brasil e outros países emergentes continuem ganhando importância no mercado mundial”, afirma Calixto.

O Projeto de Adequação Sanitária para o Segmento de Cosméticos se dá em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), com apoio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais (Sindusfarq).

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL