segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Projeto do IEL cearense beneficia 120 empresas de seis setores

O projeto Promoção Comercial, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL/CE), atenderá 120 micro e pequenas empresas de seis setores industriais do estado.

O projeto contempla cerca de 20 empresas em cada setor, que são sorvetes, confecções e cosméticos, perfumaria e saneantes, todos na região metropolitana de Fortaleza, e redes de dormir, cerâmica vermelha e laticínios, na região do Baixo Jaguaribe. Estão sendo desenvolvidas ações de treinamento em vendas, pesquisa de mercado e elaboração de planos de marketing específicos para cada setor. As atividades prosseguirão até o fim de setembro.

Segundo a superintendente do IEL/CE, Vera Ilka Meireles Sales, a promoção comercial é um obstáculo para muitas empresas devido à sua estrutura. “Muitas vezes o proprietário é quase o faz-tudo na empresa. Tem que cuidar das finanças, produção e vendas. Falta uma estrutura adequada”, disse. Outro obstáculo apontado por Vera Ilka é a limitação de recursos que as empresas enfrentam na hora de investir em promoção comercial. “Fica difícil para essas indústrias realizarem, por exemplo, uma pesquisa para descobrir o melhor mercado para seus produtos. Eles têm de partir de informações boca a boca ou de sua intuição”, constatou.

No decorrer do projeto, as empresas de cada setor vão priorizar uma ação para ser desenvolvida. No caso dos fabricantes de redes de dormir da cidade de Jaguaruana o IEL/CE está orientando os empresários na estruturação de uma loja-piloto para vender a produção das empresas. No futuro, a intenção dos empresários é replicar o modelo em outras cidades ou instituir sistema de franquias pelo país, ampliando o mercado para as redes produzidas no município.

Mais informações pelo telefone (85) 3421-6505.

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