sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Recuperação da indústria também aquece oferta de estágios

A atividade industrial no Brasil caminha para a recuperação depois da crise financeira mundial. Junto com a redução dos estoques das empresas no último trimestre de 2009, veio o aumento da produção, a contratação de novos funcionários e a oferta de novas vagas de estágio. A coordenadora da área no Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC), Aline Pascale, lembra que janeiro era considerado um mês atípico na busca por estagiários, mas hoje o cenário mudou.

“Houve um princípio da retomada na contratação de estagiários já no final do ano passado, mas é no início do ano, em janeiro, que o planejamento das empresas começa a ser colocado em prática. Então, estamos percebendo a busca por candidatos desde já,” explicou Aline.

A coordenadora lembra que o estágio é interessante não só para o aluno, que aprenderá na prática a profissão que pretende seguir no futuro, mas, também, para as instituições de ensino e para as empresas, que recrutarão novos talentos e ganharão com novas ideias.

“Os estudantes colocam em prática o conhecimento e, ao mesmo tempo, as empresas têm uma grande oportunidade para treinar pessoas, moldar profissionais, oxigenar as ideias e os processos. Eles levam muita informação e ideias interessantes para melhorar os processos e contribuem com a empresa em seu crescimento,” disse Aline Pascale. “A instituição de ensino também ganha porque está colocando seu estudante no mercado de trabalho com qualidade”.

O gerente de Estágios do Instituto Euvaldo Lodi nacional, Ricardo Romeiro, disse que o final de janeiro e, principalmente, fevereiro e março, são períodos favoráveis para oportunidades de estágio.

“Fevereiro e março são dois meses em que tradicionalmente se abrem muitas vagas em todo o Brasil. A grande dica para os estudantes é se preparar, planejar e focar as empresas onde têm interesse. Se a chance passar será bem mais difícil encontrar outra depois”, alertou.

Romeiro acrescentou que os estudantes devem acompanhar pelos jornais, revistas e internet as oportunidades que surgem nas empresas de cada região. “O IEL ajuda no trabalho de mapear essas empresas e encontrar vagas de acordo com o perfil do aluno,” explicou o gerente.

Em Santa Catarina, o IEL oferece 500 vagas em todo o estado para alunos dos cursos de graduação, técnicos e superiores de tecnologia. Para se candidatar, o estudante deve ter no mínimo 16 anos de idade e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, além de comprovar freqüência. Os interessados devem fazer o cadastro no site www.estagioresponsavel.org.br.

Para vagas de estágio nos demais estados, os interessados devem se cadastrar no site http://www.iel.org.br

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL