terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

IEL cearense apresenta projeto para aumentar número de empresas exportadoras

O Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL/CE) e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentarão nesta terça-feira (9/2), às 18h00, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que beneficia empresas de confecção da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A iniciativa teve início em agosto de 2009 e atende 225 micro e pequenas indústrias. A meta do projeto, que será desenvolvido até julho, é elevar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas.

Foram feitos diagnósticos em cada indústria para identificar os pontos fortes e os que devem ser melhorados em administração estratégica, recursos humanos, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior e produto e manufatura. Atualmente o PEIEx está na fase de apresentação dos diagnósticos, quando as indústrias priorizam até três ações, e iniciou consultorias e cursos em algumas empresas.

Segundo a monitora do projeto no IEL/CE, Cristina Macena, apesar de algumas empresas beneficiadas pelo PEIEX já venderem para o exterior, a falta de conhecimento sobre exportação é um obstáculo para a maioria dos participantes. Por esse motivo, as ações de comércio exterior foram priorizadas pela maior parte das empresas.

O PEIEX no setor de confecções da RMF é coordenado pelo IEL/CE e MDIC e tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), governo estadual, Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhoras no Ceará (Sindconfecções), Sindicato da Indústria de Alfaiataria e de Confecções de Roupas de Homem de Fortaleza (Sindroupas), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Ceará (Sindtêxtil) e Sindicato das Indústrias de Redes do Ceará (Sindredes).

Mais informações pelos telefones (85) 3421-6502 e 3421-5435.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL