segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

IEL do Acre participa de projeto de apoio ao setor moveleiro

Empresários filiados ao Sindicato da Indústria Moveleira do Estado do Acre (Sindmóveis) participaram na última quarta-feira (27/1), da assinatura do Termo de Acordo para Resultados entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Acre (SENAI/AC), Instituto Euvaldo Lodi do Acre (IEL/AC), prefeitura de Rio Branco, Banco da Amazônia, governo estadual e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC) e Sebrae Nacional. O acordo prevê a execução do Projeto Apoio ao Setor Moveleiro de Rio Branco.

Os resultados esperados estão divididos entre “Finalísticos” e “Intermediários”. No primeiro almeja-se elevar o volume de vendas em 10% até dezembro de 2011 e em 20% até dezembro de 2012 e elevar o volume de vendas de produtos certificados em 10% até dezembro de 2012.

Pelos resultados “Intermediários”, a proposta é elevar os indicadores de qualidade e produção das indústrias atendidas pelo projeto em 5% até dezembro de 2011 e em 5% até dezembro de 2012, além de reduzir o desperdício da matéria-prima em 10% até dezembro de 2011 e em 20% até dezembro de 2012.

A meta geral do projeto é promover a competitividade do setor por meio da inovação de produtos e processos com foco no mercado. Para isso, as instituições parceiras, suas unidades e representantes signatários do acordo se comprometem a apoiar ações e iniciativas necessárias para a obtenção dos resultados previstos no projeto e de prover os meios para a sua execução.

“Este projeto é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo e agora conseguimos um alto nível de apoio. O setor está amadurecendo, com consultorias cada vez mais sofisticadas, porém ainda há uma desigualdade entre as empresas. Com este projeto, poderemos focalizar os problemas de cada uma e diminuir os desníveis”, afirmou George Dobré, presidente em exercício do Sindmóveis.

Entre os focos estratégicos do projeto, destacam-se o reposicionamento do setor para um mercado estratégico que reconheça o diferencial do móvel amazônico e sustentável, o aperfeiçoamento dos canais de negociação e comercialização entre as movelarias e as madeireiras locais, a elevação dos indicadores de qualidade e produção e a promoção da cultura da cooperação.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Joafran Nobre, o setor moveleiro é um dos mais representativos da economia acreana e merece todo apoio para alcançar a visibilidade merecida. “Temos móveis de altíssima qualidade, mas temos dificuldade em ganhar mercado interno e externo. Por isso, estamos aqui, com o que temos de melhor a oferecer, dando apoio técnico, tecnológico e expertise”.

Elizabeth Monteiro, diretora técnica do Sebrae, afirmou que não consegue enxergar a instituição sem o setor moveleiro. “Este projeto é mais avançado e demonstra a evolução do setor. Nossa proposta tem foco no mercado e a adesão de todas essas instituições influenciará os resultados que nos propusemos a alcançar”, disse.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL