segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mercado de Trabalho demanda profissional com múltiplas competências

Conhecimento de mais de um idioma e domínio da informática deixaram de ser fator determinante para o ingresso no mercado de trabalho. Hoje, são pré-requisitos básicos para conquistar uma vaga. Para se diferenciar no mercado é preciso múltiplas competências: saber se comunicar e se relacionar, ter proatividade e flexibilidade, ser inovador e empreendedor, ter pensamento sistêmico e estratégico, saber tomar decisão e planejar, além de ter responsabilidade social e ambiental. A afirmação é de Emanoele Grassi, psicóloga da área de recrutamento e seleção do IEL Estágio, que ministrou a palestra "Competências Humanas e Empreendedoras - Projetando o Futuro do Jovem Talento", na 8ª Feira de Estágios e Empregos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba.

De acordo com ela, as competências são moldadas pelas experiências em diferentes circunstâncias. "Todos têm competências, mas é preciso desenvolvê-las. Aqueles que não praticam suas competências são menos eficientes. Não é o saber que conta, mas sim o saber fazer", afirmou a psicóloga, que deu dicas de como desenvolver competências. "É preciso trabalhar com resolução de problemas e projetos com tarefas complexas e desafios que incitem e mobilizem os conhecimentos, habilidades e valores. A competência é constituída na prática", disse.

Segundo Emanoele, gerenciar as fraquezas, melhorar os talentos, se adaptar ao meio em que se quer atuar e sair da zona de conforto também são caracterísiticas de um profissional bem sucedido. "O futuro pertence a um tipo diferente de pessoa com um tipo diferente de cabeça. Cada um pode escolher e fazer o seu futuro", ressaltou.

Mestres e Doutores - Outra palestra do IEL apresentada na Feira de Estágios e Empregos da UTFPR, teve como tema "Empresas: um potencial de desenvolvimento de carreira para mestres e doutores", proferida pela coordenadora de projetos de inovação organizacional do IEL Paraná, Ieda Tacla.

Ela abordou as mudanças no mercado de trabalho e as novas oportunidades de atuação que surgem para profissionais altamente qualificados, como mestres e doutores. "Estas mudanças são impulsionadas pela necessidade do setor produtivo de intensificar seu potencial de inovação para ganhar competitividade, pela natural dinâmica do mercado, criação de políticas públicas, entre outros motivos", afirmou Ieda. O IEL, em parceria com o Senai Paraná, desenvolve o Programa Antena ABG Brasil, que promove a inserção de mestres e doutores nas indústrias do Estado.

Durante a Feira, os estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho puderam conhecer os serviços oferecidos pelo IEL Estágio e cadastrar o currículo profissional para participar de seleções futuras. O IEL Estágio presta consultoria para jovens talentos interessados em conquistar uma vaga de estágio ou trainee em empresas de todo o Paraná. Interessados em participar dos processos de seleção devem se cadastrar no site: www.ielpr.org.br.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL