terça-feira, 28 de julho de 2009

Livro ensina a elaborar projetos de inovação

Projetos de investimentos podem ser afetados por fatores econômicos, como uma crise financeira, políticos e até naturais, como catástrofes, mas os riscos são ainda maiores quando se trata de tecnologia. A inovação pode se mostrar inexeqüível ao longo de sua elaboração ou ainda ser atropelada pela concorrência que pode aparecer com algo similar antes da conclusão do processo de desenvolvimento.

Essas dificuldades na execução de projetos são mostradas com detalhes no livro Projetos de Inovação Tecnológica – Planejamento, Formulação, Avaliação, Tomada de Decisões, de Joel Weisz, especialista em política e gestão de inovação tecnológica. Lançada pela Sociedade Pró-Inovação Tecnológica (Protec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a obra apresenta técnicas de planejamento, formulação, avaliação e tomada de decisões para orientar empreendedores e empresas.

A partir de um projeto fictício de desenvolvimento de processo de produção de etanol com o bagaço da cana de açúcar, o autor descreve de forma didática todas as etapas de formulação e planejamento. Detalha desde a análise precisa dos riscos, passando pela formulação do cronograma e estudo de viabilidade do projeto até a identificação dos recursos necessários e das fontes de financiamento disponíveis no mercado.

“Qualquer projeto envolve riscos e o investidor precisa ter expectativa de ganhos, saber como investir e principalmente tomar decisões sobre se deve ou não prosseguir no investimento”, salienta Weisz. A maior dificuldade no caso dos projetos de tecnologia, o especialista aponta, é saber o valor da tecnologia para não gastar mais do que a inovação vale. “Trata-se de um investimento para o futuro, é preciso saber avaliar o que vai acontecer com essa tecnologia lá na frente”, pondera.

Outro problema comum no desenvolvimento tecnológico são projetos mal elaborados que não contemplam todos os fatores envolvidos na inovação tecnológica. Boas propostas muitas vezes deixam de ser contempladas por não terem sido bem formuladas. Por outro lado, destaca o autor, projetos inviáveis são vendidos de modo muito atraente porque foram bem redigidos.

O livro, lançado no Espaço Cultural Finep, no Rio de Janeiro, no dia 15 de Junho, está disponível no site do IEL.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL