sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

IEL do Amazonas aplica Programa de Qualificação de Fornecedores

Empresas fornecedoras do Grupo Simões e da Recofarma Indústria do Amazonas Ltda participaram nesta quarta e quinta-feira (28/1) das primeiras ações do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF). O programa é desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi do Amazonas (IEL/AM) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM). A qualificação dos fornecedores terá 170 horas de duração.

A proposta do PQF é apresentada pelo assessor técnico da GTZ (Deuttsche Gessellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH), Walter Jäckel, às empresas ancoras, fornecedores e consultores regionais. Inicialmente, o programa será realizado para 20 fornecedores. Segundo Jäckel, o PQF é desenvolvido pelo projeto alemão Vínculos para implementar boas práticas de gestão nas empresas participantes.

“O programa qualifica micro e pequenas empresas para atender a demanda das grandes indústrias. No Amazonas, o PQF será desenvolvido em 10 fornecedoras do Grupo Simões e 10 da Recofarma durante 12 meses. Nesse período as participantes terão oportunidade de melhorar a interação entre elas e gestões de qualidade para atender aos critérios das grandes indústrias compradoras”, disse o consultor Walter Jäckel.

O gerente de suprimentos do Grupo Simões, Marcelo de Oliveira explicou que foram chamadas empresas sem um sistema de qualidade definido e que são fornecedores em potencial para a empresa. “A idéia é incentivar mudança de padrões de qualidade para que essa transformação seja notada principalmente pelo nosso cliente e consumidor final”, disse ele.

O PQF no Amazonas acompanhará 20 fornecedores da Recofarma e Grupo Simões. O programa será desenvolvido em 12 meses, com duração de 170 horas divididas em módulos de capacitação e consultoria. Serão abordadas as áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, estratégia empresarial e responsabilidade social. Os temas serão apresentados em oficinas de capacitação. A aplicabilidade dos assuntos estudados nas oficinas é acompanhada por meio de visitas técnicas dos consultores.


Fonte: IEL-AM

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL