segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Programa dissemina informações sobre propriedade intelectual

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) de 2009 mostra, por meio de um relatório, que 84,2% dos pedidos de patentes depositados no Brasil em 2006 são de outros países e que 90,2% das patentes concedidas no país, nesse mesmo ano, também eram estrangeiras.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Diana Jungmann, a partir desses dados é possível constatar um desconhecimento das empresas brasileiras sobre os instrumentos de propriedade intelectual como pedidos e concessões de patentes, registro de marcas, direito autoral, desenho industrial, identificação geográfica e outros.

Para reverter esse quadro, o IEL, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) lançam em março publicações com informações sobre o tema voltadas para professores e alunos do SENAI, empresários e jornalistas.

A iniciativa integra o Programa de Propriedade Intelectual na Indústria, desenvolvido pelas três instituições desde 2008 para disseminar informações sobre o tema. “A questão da propriedade intelectual é nova no Brasil e fundamental para estimular a cultura inovadora”, disse Diana.

Entre as ações desenvolvidas pelo programa estão a capacitação de mais de 150 profissionais do IEL, SENAI e Serviço Social da Indústria (SESI) no tema. Além disso, em 20 estados foram implantados em Núcleos de Informações Tecnológicas do SENAI, ambientes onde são realizadas pesquisas patentárias por profissionais especializados.

“Esses espaços são muito importantes para pesquisas acadêmicas de professores e alunos da instituição e para a consulta das empresas”, afirmou o gerente de Inovação Tecnológica do SENAI, Orlando Clapp.

Além de impressas, as publicações também estarão disponíveis nos sites das instituições parceiras do programa e neste ano serão promovidos, em vários estados, cursos e palestras sobre propriedade intelectual para empresários. O SENAI está desenvolvendo também cursos presenciais e a distância via internet para o público em geral.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL