quarta-feira, 2 de junho de 2010

Estudantes devem ter cuidado na hora de escolher o curso superior


Fonte: Estadao/Agencia Brasil

BRASÍLIA - Em 2009, 29 instituições tiveram de desativar cursos ou foram descredenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) por causa da baixa qualidade do ensino oferecido. Mais de 730 vagas de medicina e 20 mil de direito foram cortadas pelo mesmo motivo. Os números servem de alerta: é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher um curso superior.
A principal recomendação para evitar dores de cabeça é checar os indicadores de qualidade. Eles são criados a partir de avaliações do MEC - a principal delas é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que anualmente mede os conhecimentos de alunos ingressantes e concluintes de cursos de graduação. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), cabe à União "reconhecer, credenciar, supervisionar" as instituições de ensino superior, públicas ou privadas.
A secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, alerta, entretanto, que o aluno não deve dar importância exagerada para a infraestrutura. "Procure conhecer a instituição mais a fundo. Às vezes as instalações impressionam, mas é necessário ver se elas são de fato usadas no curso, quantos cursos utilizam a mesma infraestrutura e se ela é suficiente", aconselha.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL