terça-feira, 8 de junho de 2010

O Blog Mundo IEL de estágio aprova e recomenda: Blog do Líder

O Blog Mundo IEL de estágio aprova e recomenda: Blog do Líder

Nele o empresário e consultor César Souza dá dicas para os líderes de hoje e conta suas experiências que servirão de inspiração pros líderes de amanhã! Não deixe de adicionar aos seus favoritos! César é também autor de “Você é o Líder da Sua Vida?” (Editora Sextante) e "Você é do Tamanho dos Seus Sonhos" (Editora Ediouro) além de ter sido apontado pelo World Economic Forum como um dos "200 Global Leaders for Tomorrow".

Segue abaixo um dos artigos de César. Boa leitura!


As 11 Atitudes de um Time Campeão, no Futebol ou na sua Empresa

Por César Souza


Construir um time de alta performance é o eterno desafio dos líderes empresariais. Sempre digo que a eficácia do líder deve ser medida pela qualidade da equipe que o cerca e pelo nível de competência do seu sucessor.

Ao longo da minha trajetória tenho observado algumas iniciativas dos líderes que fazem com que um grupo de pessoas, verdadeiras “ilhas de excelência” se transformem em equipes, em “arquipélagos de excelência”.

A primeira iniciativa que faz a diferença é a correta escolha dos membros da equipe. Muitos líderes negligenciam o processo de escolha e depois passam o resto do tempo gerenciando problemas em vez de lidar com oportunidades.

Os líderes precisam investir muito mais na hora de definir os membros da sua equipe. Nas empresas, precisam resistir à tentação de selecionar pessoas com base no currículo, que apenas registra dados do passado e não do futuro. Precisam fundamentar suas escolhas mais nas atitudes e menos na competência técnica e formalidades educacionais.

Precisam deixar também de preferir pessoas “feitas à sua imagem e semelhança”, ou seja, quem pensa, age e possui competências semelhantes. O Dunga corre esse risco, pois parece confundir “conjunto” com “mesmice” e decidiu convocar jogadores disciplinados, acostumados ao seu comando, deixando de lado jogadores que podem desequilibrar o jogo com a força do seu talento, da imprevisibilidade. Ter um bom conjunto não significa ter apenas jogadores previsíveis, pois o risco da mediocridade é grande. Pessoas talentosas também podem desenvolver o sentido de conjunto, de trabalho em equipe. A Seleção montada por Saldanha em 1970 era um belo exemplo de conjunto com talentos fora-de-série. Era um “time de feras”, muito diferente do “time de dungas”, que pode vir a fazer parte do jargão corporativo, caso a integração entre os escolhidos não seja capaz de trazer o único resultado pelo qual será avaliado: trazer a taça de volta para o Brasil.

Mas, além da INTEGRAÇÃO, da força do conjunto, 10 outras características são fundamentais para formar um time de campeões, no futebol ou nas empresas:

1 ) CLAREZA SOBRE O GOL, O PROPÓSITO

2 ) CONHECIMENTO DO MERCADO / CAMPO DE ATUAÇÃO

3 ) CAPACIDADE DE CUIDAR DO TODO, NÃO SÓ DA PARTE

4 ) INOVAÇÃO

5 ) FOCO

6 ) INICIATIVA

7 ) PERSEVERANÇA

8 ) HUMILDADE

9 ) FAZER MAIS QUE O COMBINADO E SUPERAR OBSTÁCULOS

10 ) PAIXÃO

Nesse time de 11 características, ainda falta elencar o 12º jogador, a TORCIDA, que na empresa pode ser simbolizada pelos stakeholders – clientes, comunidade, parceiros, sociedade, etc – que possuem o grande poder de tornar vencedor um empreendimento quando se apaixonam pela sua causa e pela marca. Ou que também, inversamente, possuem a capacidade de destruir a reputação, imagem e a longevidade de qualquer empresa ou time de futebol.


Para dicas, notícias e vagas de estágio não deixe de acessar o Blog do Mundo IEL de estágio.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL