terça-feira, 22 de junho de 2010

O Blog Mundo IEL de Estágio leu e recomenda:

Como fugir da armadilha de justificar erros e fracassos

IG São Paulo

“Isso é culpa do destino”, “Não foi culpa minha”: seja na vida pessoal, seja na profissional, essas são algumas das frases mais repetidas para justificar algum erro, falha ou frustração de objetivos.
Quem nunca ficou pensando em mil motivos para explicar o porquê de alguma coisa não ter saído exatamente conforme o planejado e esperado? Essa atitude demonstra uma postura perigosa em relação à vida: a de se posicionar como vítima das situações, das pessoas e do mundo, tirando o foco dos próprios erros e culpando os outros por aquilo que pode ter sido inteiramente de própria responsabilidade.
Segundo o psiquiatra e consultor Frederico Porto, as pessoas quase sempre tendem a enfatizar as vitórias, gabando-se dos acertos nas decisões, e a diminuir as derrotas, buscando qualquer tipo de justificativa. Fracasso - Segundo ele, no fracasso é mais fácil ser vítima do que protagonista da própria história, pois os indivíduos não conseguem carregar o peso da culpa por terem falhado em algo. O consultor afirma que é mais fácil reclamar ou culpar terceiros, pois dessa maneira não precisamos nem pensar em melhorar. Adotar e permitir-se esse tipo de postura, ainda de acordo com o especialista, colocando-se como vítima dos fatos, significa perder a chance de desenvolver-se pessoal e profissionalmente, visto que em ambos os aspectos, são apreciadas as pessoas que sabem como lidar e se posicionar diante dos problemas.
Para ajudar àqueles que desejam mudar de atitude e tomar as rédeas tanto dos próprios sucessos, quanto do fracasso, a fim de revertê-los em aprendizado, Frederico Porto elaborou algumas dicas que podem ser muito úteis na mudança que a pessoa precisa para encarar os erros e fracassos de frente: - Sempre se perguntar o que pode fazer para melhorar:
  • Tentar exercitar a autocrítica, procurando saber quais foram as falhas cometidas e como pode revertê-las.
  • Não se queixar de tudo. Evitar reclamar!
  • Não procurar agradar apenas os outros, pois a pessoa vai acabar se sentindo em segundo plano e culpará os demais pelos erros cometidos.
  • Decidir por si próprio, mesmo que nem sempre acerte! Não fique sempre perguntando aos outros o que deve fazer. Lembre-se: escutar é bom, seguir sempre a opinião das pessoas é estupidez.
  • Assumir a responsabilidade dos erros cometidos.

Para mais notícias, dicas e oportunidades de estágio continue acessando o Blog Mundo IEL de estágio. O IEL também está no Twitter, Facebook e Orkut nos acompanhe por lá também!

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL