quarta-feira, 9 de junho de 2010

Proposta de intercâmbio de estudantes no Mercosul é aprovada

Redação Terra

A proposta do ministro da Educação, Fernando Haddad, de criação de um sistema de intercâmbio de estudantes em licenciaturas entre os países do Mercosul foi aceita pelo Setor de Educação do Mercosul (SEM) na manhã desta quarta-feira.

Um plano para o sistema será elaborado durante a gestão brasileira na presidência do SEM, assumida pelo país durante a 38ª reunião de ministros da educação da região, realizada no Ministério da Educação da Argentina, em Buenos Aires, também nesta quarta-feira.

Nesse período, o Setor Educacional do Mercosul aprovará o plano estratégico para os anos de 2011 a 2015. As equipes dos países participantes voltam a se encontrar para elaboração do plano em setembro, em Salvador. A aprovação deve ocorrer em outra série de reuniões, com os ministros, em novembro, no Rio de Janeiro.

"Tenho certeza de que a procura e o impacto no ensino médio brasileiro seriam muito grandes. A questão da cultura apaixona, e o professor teria uma imersão na cultura além do aprimoramento da língua, e a nossa interação poderia ser dinamizada em muito pouco tempo", disse Haddad, em nota publicada no site do MEC.

O ministro lembrou ainda que que, no Brasil, a lei torna obrigatória a oferta do ensino de espanhol onde haja demanda por parte da comunidade. Mas, admitiu a carência de professores no país.

Participaram da reunião em Buenos Aires, além de Fernando Haddad, os ministros de educação da Argentina, Alberto Sileoni; da Bolívia, Roberto Aguilar Gomes; do Paraguai, Luis Alberto Riart; do Uruguai, Ricardo Ehrlich, e representantes do Chile, do Peru e da Venezuela.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL