quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gestão da inovação é tema de cursos do Instituto Euvaldo Lodi

Brasília – Gestores de 18 empresas do arranjo produtivo local de cerâmica vermelha do município de Russas, no Ceará, conhecem formas de modernizar o processo de fabricação de telhas durante as aulas e atividades práticas do curso Inovação na Indústria Cerâmica Vermelha de Russas, que começou em abril e vai até junho deste ano. “Pudemos conferir formas de inovar também no produto e ver o quanto o processo de queimas das telhas evoluiu”, conta o presidente da Associação dos Fabricantes de Telhas de Russas, Maurício Martins.

Assim como no Ceará, serão capacitados em cursos que abordam a gestão da inovação cerca de 400 gestores empresariais em 12 estados até julho deste ano. A iniciativa, que está em fase piloto, integra o Programa de Capacitação em Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Empresas, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa também é desenvolvido em Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Minas Gerais.

Ao todo, serão realizados até julho deste ano 13 cursos de 90 horas-aula cada. O intuito da iniciativa é disseminar a cultura da inovação em empresas de micro e pequeno portes. De acordo com a analista do IEL Eliane Menezes, o líder e os gestores da empresa têm que estar comprometidos com o processo de inovação. “Para a inovação entrar no DNA da empresa, não basta alguns colaboradores quererem inovar. Essa decisão tem que vir de cima”, destaca Eliane Menezes.

Entre os temas básicos abordados nas capacitações estão a importância da liderança no processo de inovação, conceitos de inovação e como ela se insere em diversas áreas da gestão empresarial, como planejamento, organização da empresa, gestão de pessoas, inteligência empresarial, marketing, entre outras. A propriedade intelectual, serviços técnicos e tecnológicos e open inovation – trabalho cooperativo com quem está de fora da empresa para promover inovações – também são assuntos debatidos no curso.

Os participantes dos cursos também participam de um workshop de gestão de projetos e conhecem instrumentos de apoio à inovação. “Hoje temos um rol gigantesco de instituições e linhas de financiamento para a inovação e, quando uma empresa é contemplada com esses recursos é importante fazer o gerenciamento daquele projeto”, explica Eliane.

Os interessados devem procurar o núcleo do IEL no seu estado. Mais informações no site http://www.iel.org.br.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL