segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Instituto Euvaldo Lodi, há 40 anos promovendo a competitividade da indústria catarinense

Incentivar o investimento em inovação, aprimorar o sistema de gestão das organizações e promover a interação entre empresas e centros de conhecimento são algumas das diretrizes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para aumentar a competitividade da indústria catarinense. Na última sexta-feira (2/10), a entidade completou 40 anos em Santa Catarina e comemora realizando, até o dia 23, a exposição ‘IEL/SC 40 anos - Inovação para nossa indústria’.

A mostra reúne documentos e fotos que registram um pouco dessa história. Foram mais de R$ 30 milhões em recursos alavancados para investimentos em inovação tecnológica e 19 mil estudantes encaminhados para vagas de estágio nos últimos anos.

Focado inicialmente na intermediação de estágio, o IEL/SC diversificou sua atuação ao longo dos anos e acaba de consolidar rede de atendimento com dez unidades regionais no interior do estado. "Estamos intensificando nossas ações para disseminar a inovação, o estágio responsável e as metodologias que aprimoram a gestão das empresas", diz o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Alcantaro Corrêa.

Na área da gestão da inovação o IEL/SC desenvolveu processo único no país, o Nugin (Metodologia Integrada de Gestão da Inovação), que ajuda a inserir a inovação nas empresas de forma sistemática e permanente. Além disso, o IEL/SC é a única entidade do Brasil autorizada a utilizar a ferramenta Benchmarking Industrial, que permite comparar o nível de competitividade das empresas com as líderes mundiais de seus segmentos.

O superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, ressalta que nos próximos anos o foco da entidade é oferecer produtos e serviços para inserir cada vez mais empresas catarinenses no mercado internacional. "Vamos apresentar soluções que melhorem a competitividade das organizações, estreitar o relacionamento com os sindicatos de modo a atingirmos um maior número de empresas e fortalecer a relação entre as instituições de ensino, agências de fomento e a indústria".

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